Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cheiro do colo de Deus

Eu sou uma pessoa de cheiros e por isso tenho uma memória olfativa absurdamente sensível. Reconheço o perfume de todas as pessoas que me são - ou foram - importantes. Os neurocientistas dizem que esse fenômeno acontece porque o olfato está diretamente ligado aos mecanismos fisiológicos que regem as emoções. Quando sentimos um cheiro, a informação é processada na parte do cérebro responsável pela memória e pelos sentimentos.

Basta sentir as primeiras notas do perfume Noa que me lembro de um namoradinho da adolescência. Laguna me faz lembrar dos bons tempos do estágio no Banco do Brasil e o Allure traz de volta as batalhas pelas pautas na TV. O crime, como não poderia deixar de ser, tem cheiro de preso. Não sei se é pelo amontoado de homens na mesma cela, geralmente úmida e mal arejada, ou se é pela falta de estrutura que possibilite uma higiene maior, mas os presos têm um cheiro muito específico. Eu diria que é o cheiro do sistema

Lembro da loção de passiflora que a Bebel usava quando era neném e me assusto ao perceber que agora ela já usa perfumes de mocinha. A casa da minha tia na fazenda tem aroma de pão de queijo, café quentinho e de um tempo feliz que não volta mais. Mas nenhum outro cheiro me faz tanta falta quanto o do sabonete da minha avó. Eu não gosto de Lux e não uso há muitos anos, mas às vezes, quando estou no mercado, pego um pra cheirar e diminuir a saudade. Coisa de gente doida, eu sei. 

Não tenho nenhuma lembrança da minha mãe. Nada. Absolutamente nada. Não sei como era sua voz, seu sorriso, sua pele, seu toque. Sempre quis saber como era o calor do seu abraço, mas o que mais me faz falta é o seu cheiro. Queria saber se era perfume de lavanda, como o das minhas tias. Queria sentir seu cheiro e reconhecer nele a segurança, a paz, a certeza e a quietude que meu coração precisa. Então eu fecho os olhos e me entrego. Tenho certeza de que minha mãe tinha o cheiro do colo de Deus. 


12 comentários:

  1. Amiga, vc me faz chorar lendo seus textos, perfeito! Um bjo

    ResponderExcluir
  2. Elaine, seus textos são lindos, mas esse, sem explicação!!Perfeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô meu Deus...
      Obrigada, querida!
      Eu apenas tento expressar em palavras o que vai no coração. Nem sempre é possível, mas sinto uma leveza na alma quando consigo.
      Um beijo!

      Excluir
  3. Elaine, seus textos são lindos!!!Mas esse, sem explicação de tão "maravilindo"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei tão carinhoso esse 'maravilindo' que publiquei seus dois comentários...rs
      Obrigada, de novo.

      Excluir
  4. Sensibilidade à flor da pele. Emocionou-me muito.

    Você deveria divulgar mais o seu blog.
    Tenho certeza de que seria um sucesso ainda maior.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elaine, seus textos são simplesmente maravilhosos,gosto muito de visitar seu blog, aliás visito sempre que posso rsrs, eu frequento a igreja aí do lado da sua casa, e não tô aqui pra fazer gracinha, que isso fique bem claro, enfim vc é uma ótima escritora parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Higor.
      Você foi muito gentil!
      Volte outras vezes porque você será sempre muito bem-vindo!

      Excluir
  6. Elaine,
    Estava passeando pelo seu blog e não tinha lido esse texto ainda!Simplesmente sensacional!
    Fiquei extremamente emocionada, pois sei que foram palavras pra lá de sinceras e retiradas do fundo, mas bem do fundo da sua alma!
    Tenho a certeza de que o colinho de Deus está sempre te aguardando. Você é muito abençoada.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta doçura, Lia...
      Fiquei emocionada.
      Obrigada pelo carinho.
      Bjoka

      Excluir